sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Superintendência da Defesa Civil de São Luís discute parcerias com UemaNet em prol dos NUDECs



Em reunião, no último dia 10 de dezembro, o Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet propôs parceria para a Defesa Civil de São Luís. A ideia é articular as atividades dos cursos técnicos, modalidade a distância, nas comunidades onde a Defesa Civil atua, nos chamados NUDECs – Núcleos de Defesa Civil na Comunidade.
A superintendente Elitânia Barros iniciou explicando aos presentes o papel e como é a atuação da Defesa Civil. E a coordenadora pedagógica do e-Tec, Sandra Regina Costa, falou sobre cada curso técnico, onde são ofertados, como as aulas acontecem, etc.
“A ideia é os alunos exercerem a cidadania, levando oficinas, palestras para esses núcleos dentro do que cada curso pode oferecer. Uma forma deles praticarem e também contribuírem com a sociedade”, disse a coordenadora pedagógica do e-Tec, Sandra Regina Costa.

Para a coordenadora adjunta do e-Tec, Eliza Flora Muniz, a prática é de extrema importância. “A prática profissional ajuda o estudante a preparar-se para o futuro da carreira profissional. Mas, a intenção não é somente levar os alunos a praticar, mas esse foco social é de extrema importância”, destacou ela.
As expectativas para a superintendente da Defesa Civil, Elitânia Barros, são as melhores. “A expectativa é muito boa. Nós já tivemos parceria anteriormente com a Uema, com o curso de Meteorologia Nível I, onde nós adquirimos algumas experiências e foi muito proveitoso. E agora queremos capacitar a comunidade desses núcleos e a Uema, por meio do UemaNet, está nos oferecendo essa parceria e abraçaremos com certeza”, ressaltou a superintendente.
Ela, ainda, completou: “Estimular as pessoas que vivem nesses locais é gratificante. Essa é uma oportunidade de mudança de vida, de comportamento. Uma perspectiva de melhoria. Uma chance dessas pessoas abrirem a mente para as oportunidades que surgem na sua frente. Ações como essas são fantásticas porque é uma forma de aquisição do conhecimento e isso significa mudança de vida. Uma atividade prática para a comunidade é excelente”.

A parceria passará por alguns passos. “Vamos seguir passo a passo. Primeiramente veremos o que a Defesa Civil quer, o que é necessário nessas comunidades, que tipo de capacitação eles mais necessitam. Tudo vai depender da necessidade do local. É a identificação das demandas da região onde cada Núcleo é inserido. Depois cada coordenador dos cursos analisará e verá o que pode ser feito dentro do que cada curso pode oferecer e, assim, formatar estratégias para serem apresentadas no próximo encontro e oficializar a parceria”, finalizou Eliza Flora.
Participaram da reunião, ainda, os coordenadores dos cursos técnicos em Meteorologia, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Controle Ambiental. 

Enviada por Paula Lima – Jornalista; Assessora de Imprensa do UemaNet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário