quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Novo residencial da Trizidela está em fase de conclusão.

 Escrito por Raphael Fernandes

   Em menos de doze meses, o que era apenas uma área desocupada em meio à vegetação, hoje abriga a mais nova área residencial do município de Codó, localizada na região da Trizidela. O programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, em parceria com a prefeitura municipal de Codó, irá entregar muito em breve mais mil residências na região da Trizidela, ajudando a solucionar o problema de déficit habitacional da localidade.
   De acordo com o encarregado de edificações, Joel Araújo, o cronograma das obras está adiantado em três meses, resultado de inovações nos métodos de construção e acabamento e novos materiais. A empresa contratada está trabalhando alicerçada dentro de uma política de qualidade, visando atender aos padrões de segurança e qualidade exigidos pela certificação ISO 9001.
   Cada moradia será composta por sala integrada à cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço, e será cercada por muro de um metro e meio. As novas residências estão construídas em uma base de alvenaria, com terra compactada, armação de vergalhões e revestida por 8 cm de concreto. O abastecimento de água será garantido por uma cisterna de 5.000 litros.
   As casas do novo residencial da Trizidela já estão quase prontas, restando apenas o trabalho de acabamento interno. Na parte externa, as máquinas começam a colocar as primeiras camadas de pavimento asfáltico dos logradouros e o meio fio das vias. Nas avenidas serão colocadas três camadas de asfalto, enquanto que nas ruas convencionais serão fixadas duas camadas.
Mão de obra e inovações.
   A mão-de-obra utilizada no projeto do residencial da Trizidela arregimentou cerca de 700 trabalhadores codoenses. Oitenta por cento dessa força de trabalho foi reaproveitada do primeiro residencial construído na gestão do prefeito Zito Rolim, garantindo a continuidade dos postos de trabalho e a renda aos filhos de Codó. A novidade ficou por conta da mão de obra feminina. Entre a maioria de trabalhadores do sexo masculino, quatro mulheres atuam nas áreas de serviços gerais e rejunte.
   O bom andamento das obras deve-se as inovações de materiais e técnicas de construção, como a utilização de argamassa Betonex, que adianta o tempo serviço. O produto dispensa areia, cal, cimento, betoneira, racionaliza o consumo de água e é de fácil aplicação. Outro método que ajudou na celeridade da construção foi à utilização das máquinas de colocação continua de meio fio, reduzindo consideravelmente o tempo de aplicação do mesmo.
   Outra inovação estrutural do novo residencial será a sua adequação aos futuros moradores Portadores de Necessidades Especiais. A primeira residência de cada quadra do residencial da Trizidela será adaptada aos PNEs, assim como as áreas comuns dentro do perímetro construído. Isso inclui a unidade de ensino e o posto de saúde que o governo municipal de Codó já começa a construir no local.
Fotos: Nilton Messias

Fonte: http://www.codonoticias.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=937:novo-residencial-da-trizidela-esta-em-fase-de-conclusao&catid=61:business-news&Itemid=88

Nenhum comentário:

Postar um comentário