quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Índice de infestação da dengue é satisfatório, em Codó.



Segundo Ministério da Saúde, município apresentou 0,3% de infestação.
Agentes de endemias vão intensificar ações no período chuvoso.

Pela terceira vez no ano, o índice de infestação da dengue é satisfatório, em Codó. Para manter a cidade longe da doença, os agentes de endemias planejam intensificar o combate ao mosquito no período chuvoso.
Codó está entre os 12 municípios maranhenses com o que o Ministério da Saúde considera índice satisfatório de infestação predial do mosquito da dengue. Mais uma vez ficou com apenas 0,3%.
O assessor de endemias, Francisco Santos Leonardo comemora o terceiro resultado satisfatório do ano, ou seja, abaixo de 1%, e destaca que isso é fruto de um trabalho planejado em etapas. A primeira delas é a nebulização de inseticida para diminuir a população do Aedes Aegypti, depois vem o trabalho de visita domiciliar.
“A partir daí a gente utiliza a força do trabalho dos agentes, em parceria com o Estado que tá sempre nos dando apoio na hora em que a gente quer intervir com o controle vetorial naqueles bairros onde o controle de altera e a partir daí o trabalho de campo e o educativo são mais do que suficiente para que a gente possa manter esse município em baixo risco”, disse.
O trabalho de educação e combate direto aos focos do mosquito é feito em Codó por 71 agentes de endemias. Cada um precisa visitar no mínimo mil casas durante dois meses e repetir este ciclo o ano todo, reforçando ensinamentos e insistindo com a população. As atividades serão intensificadas a partir da chegada do período chuvoso que ocorre no final de dezembro na região.

Fonte: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/11/indice-de-infestacao-da-dengue-e-satisfatorio-em-codo.html

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Programa Água para Todos avança no Maranhão

Cerca de 210 famílias dos povoados de Codó receberam a visita de representantes do comitê gestor estadual do Programa Água para Todos, implantado no Maranhão pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
As visitas aconteceram nas comunidades de Corujão I, Alto Bonito, Tuturubá, Boa Esperança, Santo Antônio, Pedra Preta, Lagoa Citi, São José de Pinho e Coco Limpo. "Para garantir o perfeito funcionamento e uso adequado das cisternas, são necessárias visitas às residências das famílias beneficiadas, para orientá-las quanto à utilização da água sem desperdício e instruções para a manutenção dos reservatórios", informa a Assistente Social Regina Almeida, que integrou a comitiva juntamente com a Engenheira Agrônoma Idália Soares.
Nos povoados de Codó já foram entregues 290 cisternas e outras 472estão sendo instaladas. As cisternas são de polietileno e possuem capacidade para armazenamento de 16 mil litros de água, que será captada das chuvas por meio de calhas instaladas nas casas.
As comunidades de Locas e Atijolado, ambas pertencentes ao município de Arari, também receberam as primeiras cisternas do programa. Inicialmente estavam previstas 370 cisternas para Arari, mas, com a demanda apresentada pelo município, devem ser instaladas cerca de mil cisternas, conforme anunciou o Secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, durante evento de lançamento do programa em Arari, que também contou com a presença do Secretário Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva e do superintendente estadual da Codevasf, João Batista Martins.
No Maranhão, o Programa Água para Todos será executado em 149 municípios que estão localizados nas bacias hidrográficas do Mearim, Parnaíba e Itapecuru, áreas de influência da Codevasf. Nos outros 68 municípios a gestão do programa é feita pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).
Das 4.302 cisternas previstas inicialmente para serem instaladas no estado através da Codevasf, cerca de 1.300 já foram implantadas nos municípios de Matões do Norte, Cantanhede, Codó, Arari e São Mateus.

Fonte http://www.jornalpequeno.com.br/2012/11/28/programa-agua-para-todos-avanca-no-maranhao-237692.htm

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Festejo do São Miguel ao patrimônio histórico



Pátio e interior da Igreja de Nossa Senhora das Graça

   Começou no último de 18/11 o festejo de Nossa Senhora das Graças na localidade São Miguel dos Farias é dos mais tradicionais e um dos mais badalados da região não só pela festa religiosa, mais como um dos festejos de onde toda a comunidade se reúne para fazer a festa. O ponto alto será nesta terça-feira (27/11) com a missa e a procissão, fieis de Codó, Caxias, Aldeias Altas se reúnem todos os anos neste ato de fé e religiosidade cristã.
   Aproveito a oportunidade pergunto a prefeitura o que estamos fazendo em relação ao patrimônio histórico no nosso município, pois há bastante tombamento a ser feito inclusive na zona rural, lá existem vários casarões e igrejas em ruinas, que precisa de intervenção, pois eles contam muito da nossa historia. O Tombamento pode ser feito pela União, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Cultura - CPC, ou pelas administrações municipais que dispuserem de leis específicas. Essas ações vão gerar emprego e renda, logo, o setor de serviço e turismo se beneficiará.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Desempenho das escolas de Codó no Enem 2011





   O Ministério da Educação divulgou nesta quinta (22/11) as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) realizado no ano passado. As notas levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.
   A média final, no entanto, não leva em conta a nota da redação que, segundo o MEC, usa critérios subjetivos e não utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), como as outras provas. "Critério de avaliação da redação é muito subjetivo. Levamos em consideração apenas as provas objetivas no cálculo da média final", disse o ministro Aloizio Mercadante.
Participaram do Enem do ano passado 199 escolas federais, 4.968 estaduais, 111 municipais e 4.798 da rede particular (47,62%), de acordo com dados do MEC.
   A média de desempenho, a exemplo de outros anos, foi maior entre os colégios particulares.
   A média nas escolas públicas foi 474,2. Na rede privada a média foi 569,2.
Dez escolas com as maiores médias
1º) Colégio Objetivo Integrado (São Paulo/SP) - privada - média 737,15
2º) Colégio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG) - privada  - média 718,88
3º) Colégio Bernoulli - unidade Lourdes (Belo Horizonte/MG) - privada  - média 718,18
4º) Colégio Vértice Unidade II (São Paulo/SP) - privada - média 714,99
5º) Colégio Ari de Sá Cavalcante (Fortaleza/CE) - privada - média 710,54
6º) Instituto Dom Barreto (Teresina/PI) - privada  - média 707,07
7º) Colégio Objetivo Integrado (Mogi das Cruzes/SP) - privada - média 706,12
8º) Colégio de Aplicação da UFV - Coluni (Viçosa/MG) - federal - média 704,28
9º) Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte/MG) - privada  - média 702,31
10º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ) - privada  - média 702,16

Dez escolas com as menores médias
1º) C.E. Aquiles Lisboa (São Domingos do Azeitão/MA) - estadual - média 383,71
2º) U.E.  João Pereira de Souza (Francisco Ayres/PI) - estadual - média 391,39
3º) C.E. José Maria de Araújo - Anexo I (Olinda Nova/MA) - estadual - média 393,52
4º) Prof. Dimas Mozart e Silva (Taquarituba/SP) - estadual - média 394,48
5º) C.E Maria do Socorro A. Ribeiro Anexo III - (Centro Novo/MA) - estadual - média 394,48
6º) C.E. Profª Leda Tajra - Anexo Juçara (Buriti Bravo/MA) - estadual - média 396,54
7º) ENEU EF CNNM Lidia Cabral de Sousa (Aguiar/PB) - municipal - média 396,69
8º) EEEFM Getúlio Pimentel Pinheiro (Serra/ES) - estadual - média 396,81
9º) E.E. Dr. Alfredo Castello Branco (Além Paraíba/MG) - estadual - média 396,97
10º) C.E. Lucas Coelho (Benedito Leite/MA) - estadual - média 397,20


   Entre as nossas escolas os destaques positivo foram Colégio Batista Pastor Genésio Guimaraes Lima e Colégio Olympus – YESI – média 509,19 e 509,15 respectivamente. Já o negativo foi o Pequeno Polegar – média 424,44. No geral mostra que a educação no Maranhão esta precisando de reforço, com quatro escolas entre as dez piores do Brasil, teremos que repensar nossas técnicas de ensino.
Vale lembrar que o Despertar obteve – média 506,65 e o Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó atingiu a média 481,94.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Novo residencial da Trizidela está em fase de conclusão.

 Escrito por Raphael Fernandes

   Em menos de doze meses, o que era apenas uma área desocupada em meio à vegetação, hoje abriga a mais nova área residencial do município de Codó, localizada na região da Trizidela. O programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, em parceria com a prefeitura municipal de Codó, irá entregar muito em breve mais mil residências na região da Trizidela, ajudando a solucionar o problema de déficit habitacional da localidade.
   De acordo com o encarregado de edificações, Joel Araújo, o cronograma das obras está adiantado em três meses, resultado de inovações nos métodos de construção e acabamento e novos materiais. A empresa contratada está trabalhando alicerçada dentro de uma política de qualidade, visando atender aos padrões de segurança e qualidade exigidos pela certificação ISO 9001.
   Cada moradia será composta por sala integrada à cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço, e será cercada por muro de um metro e meio. As novas residências estão construídas em uma base de alvenaria, com terra compactada, armação de vergalhões e revestida por 8 cm de concreto. O abastecimento de água será garantido por uma cisterna de 5.000 litros.
   As casas do novo residencial da Trizidela já estão quase prontas, restando apenas o trabalho de acabamento interno. Na parte externa, as máquinas começam a colocar as primeiras camadas de pavimento asfáltico dos logradouros e o meio fio das vias. Nas avenidas serão colocadas três camadas de asfalto, enquanto que nas ruas convencionais serão fixadas duas camadas.
Mão de obra e inovações.
   A mão-de-obra utilizada no projeto do residencial da Trizidela arregimentou cerca de 700 trabalhadores codoenses. Oitenta por cento dessa força de trabalho foi reaproveitada do primeiro residencial construído na gestão do prefeito Zito Rolim, garantindo a continuidade dos postos de trabalho e a renda aos filhos de Codó. A novidade ficou por conta da mão de obra feminina. Entre a maioria de trabalhadores do sexo masculino, quatro mulheres atuam nas áreas de serviços gerais e rejunte.
   O bom andamento das obras deve-se as inovações de materiais e técnicas de construção, como a utilização de argamassa Betonex, que adianta o tempo serviço. O produto dispensa areia, cal, cimento, betoneira, racionaliza o consumo de água e é de fácil aplicação. Outro método que ajudou na celeridade da construção foi à utilização das máquinas de colocação continua de meio fio, reduzindo consideravelmente o tempo de aplicação do mesmo.
   Outra inovação estrutural do novo residencial será a sua adequação aos futuros moradores Portadores de Necessidades Especiais. A primeira residência de cada quadra do residencial da Trizidela será adaptada aos PNEs, assim como as áreas comuns dentro do perímetro construído. Isso inclui a unidade de ensino e o posto de saúde que o governo municipal de Codó já começa a construir no local.
Fotos: Nilton Messias

Fonte: http://www.codonoticias.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=937:novo-residencial-da-trizidela-esta-em-fase-de-conclusao&catid=61:business-news&Itemid=88